1 Comentário

Antes de tudo, parabéns! Deve ter sido difícil pra cacete manter o ritmo do NaNoWrimo. Acompanhei toda a trajetória e minha admiração por ti só cresceu!

Sobre a questão de você não ter sentido melhora na sua escrita, acho que aconteceu porque, em certas áreas, a popular 10.000 hours rule não funciona bem.

Eu já tentei escrever assim, pensando: ah, beleza, nesse ritmo, daqui um tempo estarei escrevendo igual o Tolstoi, o Cervantes… O que não ocorreu, obviamente.

Hoje, me obrigo somente a escrever as páginas matinais. Meu objetivo é claro: despejar-me no papel, sabendo que ele vai pro lixo; me entender com mais clareza, confessar o inconfessável, etc.

Também gosto de imitar descaradamente meus autores favoritos. Pego um parágrafo e vou analisando, trocando o enredo, mas mantendo o estilo. Depois jogo fora. É só exercício mesmo.

Estou escrevendo um romance, mas lentamente; vou colecionando fragmentos dele durante o dia, anotando tudo no celular.

Olhe, não tenha pressa (e aqui falo tanto pra mim quanto pra ti), a obra vai sair. Mas tal como uma criança em fase de crescimento, ela precisa ser nutrida, cuidada, até que em algum momento adquira independência.

Cuidemos!

Expand full comment